COMO FUNCIONA O SISU 2020 – Cronograma, Inscrições, Resultado

O SISU é um programa social incrível que pode te ajudar a ingressar em uma universidade pública de qualquer região do País. O requisito principal para participar do programa é ter realizado a última edição do ENEM, além de outras informações. Por isso é muito importante saber como funciona o Sisu 2020 e ficar por dentro do andamento de processo seletivo.

É através do cronograma SISU 2020 que os candidatos de instituições públicas de ensino superior disponibilizam diversas vagas para aqueles que participam do Enem, programa conhecido como Exame Nacional do Ensino Médio.

Hoje, nós iremos te contar tudo o que precisa saber para realizar a sua inscrição SISU, além de saber como participar e consultar o resultado Sisu 2020. Você verá que para conseguir uma vaga, além de preencher alguns requisitos mínimos, você precisa de uma nota mínima do ENEM.

SISU 2020

O SISU é um programa do Governo Federal que tem periodicidade semestral, sendo a seleção realizada no início dos semestres. São diversas vagas e em muitas instituições públicas presentes em todo o Brasil, oferecendo muito mais opções para os candidatos.

Como Funciona o Sisu 2020

Os interessados em ingressar em uma das vagas, deverão ter feito o Enem do ano anterior e cumprir alguns requisitos. De maneira geral existem vagas destinadas para a ampla concorrência, cotas e ações afirmativas. Para as vagas destinadas para cotistas, e ações afirmativas, a concorrência é entre os que fizeram esta opção. O restante disputa as vagas com outros que realizaram a opção por ampla concorrência, ou seja, na mesma modalidade.

O número de vagas ofertadas pode variar acordo com o curso e a instituição e serão aprovados o numero de candidatos que se encaixarem nos critérios (nota de corte e outras ponderações) pré-estabelecidos pelo Sisu 2020.

Após ser aprovado o candidato selecionado tem um prazo para comparecer à instituição com os documentos exigidos para efetuar a matricula e assim ocupar a vaga.

Em caso de empate, o Sisu leva os seguintes critérios em consideração:

  • Maior nota obtida na redação;
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Como Funciona o Sisu 2020

O Sisu é um programa inteiramente informatizado. Isto quer dizer que o participante não fará prova ou inscrições presenciais. Todo o processo é feito pela internet, do conforto de sua residência, no site do Sisu Aluno.

O Sistema de Seleção Unificada possui somente uma etapa de inscrição. Nesse período, o estudante poderá realizar sua matrícula no programa em até duas opções de cursos entre as vagas que estão sendo ofertadas para aquela edição.

Durante o período da inscrição Sisu 2020, o participante poderá modificar suas opções de curso na página do participante, caso deseje ou precise. Isto porque a partir do segundo dia o Sisu divulga a nota de corte e sua posição dentre as vagas ofertadas.

Ao término da inscrição, o Sisu selecionará os participantes com melhores notas em cada curso de acordo com sua nota do ENEM. O resultado é divulgado dias após ao final da inscrição, caso não seja aprovado, o candidato ainda poderá se inscrever na lista de espera Sisu 2020 para concorrer as vagas remanescentes, fazendo o acompanhamento através da segunda chamada Sisu.

Em resumo, veja quais são todas as etapas:

  • Inscrição
  • Divulgação das Notas de Corte
  • Resultado
  • Lista de Espera
  • Segunda Chamada

É importante saber como funciona o Sisu 2020 para não pular nenhuma etapa e consequentemente perder a vaga. Por isso fique atento todos os detalhes desde a inscrição até as últimas chamadas.

Quem pode participar do Sisu 2020

Uma dúvida muito comum entre os estudantes é quem pode participar do Sisu. No entanto, este programa é inteiramente gratuito e destinado para:

  • Todos os participantes do último ENEM
  • Quem atingiu 450 na média geral
  • E que não tenham zerado a redação do ENEM

No entanto, algumas vagas ofertadas no Sisu pode exigir que um desempenho mínimo. Geralmente, esses cursos são os mais concorridos, como medicina, direito, odontologia, entre outros. O motivo por trás disso é que o Sisu permite que algumas universidades solicitem uma nota mínimo no ENEM para se inscrever à uma vaga em seus cursos.

Inscrições SISU 2020

Para dar início à sua inscrição é muito simples, todo processo pode ser feito em alguns minutos através da internet. Confira:

Como funciona o Sisu 2020

Passo 01: Você precisa entrar no sistema online do SISU 2020 utilizando o número de inscrição e senha do sistema do ENEM.


Passo 02: A partir disso, é só alterar (se necessário) os seus dados já cadastrados, selecionar as duas opções de curso e turno, de sua preferência.


Passo 03: Aguardar o sistema gerar a sua pontuação e a pontuação de todos os cursos.


Ao contrário do ENEM, não há cobrança de taxas para realizar a sua inscrição no SISU.

Como você percebeu, o ENEM é fundamental para todos aqueles que pretendem disputar uma vaga em uma instituição pública de ensino superior. Contudo, alguns requisitos devem ser respeitados:

  • Não ter zerado a nota da redação;
  • Ter atingido pelo menos 450 pontos na média (como nota mínima).

Cada curso atribui uma nota mínima para o candidato ser selecionado. E isso vale tanto para:

  • Bacharelado;
  • Licenciatura;
  • Tecnológico.

Espero que tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como funciona Sisu 2020. Caso tenha ficado com mais algum questionamento, deixe o seu comentário abaixo.

Deixe um comentário