LISTA DE ESPERA SISU 2020 – Inscrição, Requisitos, Resultado

O Sisu trata-se de um programa do Governo Federal existente desde 2010 que vem abrindo oportunidades para quem não possui condições de arcar com mensalidade e deseja um ensino de qualidade. Uma das ferramentas do programa é a lista de espera SISU 2020, que reserva vagas de candidatos desistentes ou que foram excluídos

O Sistema de Seleção Unificada tornou-se um dos principais meios de ingressar em uma universidade pública de ensino superior. É muito importante ficar atento(a) a todas etapas, o processo é realizado uma vez por ano, porém suas chamadas ocorrem o ano todo, podendo beneficiar os inscritos na lista de espera do Sisu.

Esse modelo ajuda os estudantes que não são selecionados na chamada regular, então esses mesmos podem optar pela lista de espera SISU 2020. Não sabe do que se trata? Leia o artigo abaixo!

SISU 2020

O Sisu é um programa do Governo Federal que tem periodicidade semestral, sendo a seleção realizada no início dos semestres. São diversas vagas e em muitas instituições públicas presentes em todo o Brasil, oferecendo muito mais opções para os candidatos.

Lista de Espera Sisu 2020

Os interessados em ingressar em uma das vagas, deverão ter feito o Enem e cumprir alguns requisitos. De maneira geral existem vagas destinadas para a ampla concorrência, cotas e ações afirmativas. Para as vagas destinadas para cotistas, e ações afirmativas, a concorrência é entre os que fizeram esta opção. O restante disputa as vagas com outros que realizaram a opção por ampla concorrência, ou seja, na mesma modalidade.

O número de vagas ofertadas pode variar acordo com o curso e a instituição, serão aprovados o numero de candidatos que se encaixarem nos critérios (nota de corte e outras ponderações) pré-estabelecidos pelo Sisu.

Após ser aprovado o candidato selecionado tem um prazo para comparecer à instituição com os documentos exigidos para efetuar a matricula e assim ocupar a vaga.

Em caso de empate, o Sisu 2020 leva os seguintes critérios em consideração:

  • Maior nota obtida na redação;
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Lista de Espera Sisu 2020

Lista de Espera Sisu 2020

Para participar, basta apenas que não tenha zerado a nota da redação do ENEM e ficar ligado na nota de corte Sisu 2020. No entanto, algumas instituições podem exigir um desempenho mínimo do candidato no exame.

A lista de espera SISU 2020 foi criada com o objetivo de reservar uma base de candidatos que não foram aprovados na chamada regular, para consequentemente preencher as vagas dos candidatos que desistiram ou foram desclassificados.

O SISU abre suas inscrições duas vezes ao ano: primeiro e segundo semestre. Desta forma, o estudante poderá ter duas chances de entrar para uma universidade pública e, consequentemente, duas chances de participar da lista de espera, caso não seja selecionado para sua primeira opção de curso.

Como funciona a Lista de Espera Sisu 2020

A lista de espera do SISU é disponibilizada depois que acontece a chamada regular do processo seletivo. Ela é enviada para as universidades participantes do programa e devem ser usadas prioritariamente para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.

A participação na lista de espera SISU 2020 é limitada a primeira opção de vaga do candidato. Portanto, tendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para fazer a matrícula é de responsabilidade da instituição. Desta forma, é de grande importância que o candidato acompanhe junto à instituição o andamento das convocações. É importante fornecer os dados de contato corretos, como e-mail e número telefônico.

Geralmente, o prazo para se inscrever na lista de espera do SISU 2020 se inicia no dia em que o resultado chamada regular é divulgado e prossegue por mais uns 10 dias. As convocações da lista de espera têm início, geralmente, uma semana depois.

Requisitos para participar da Lista de Espera

Primeiramente, para participar da lista de espera SISU 2020, obviamente, é necessário que tenha participado das inscrições SISU em, no mínimo, uma opção de curso no programa. Logo depois, podem participar da lista de espera:

  • Os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem feito a matrícula;
  • E também os candidatos que não forem selecionados em nenhuma de suas opões na chamada regular.

Inscrição Lista de Espera SISU 2020

A lista de espera SISU 2020 não é automática. Ou seja, você não é incluso sem seu consentimento. É necessário que o estudante interessado acesse o Boletim do Candidato no site do SISU e selecione a opção “participar da lista de espera” na tela da primeira opção de curso.

O processo para Sisu inscrição na lista de espera é muito simples, confira:

Lista de Espera Sisu 2020
  • Acesse http://sisualuno.mec.gov.br/;
  • Em seguida realize o login com seus dados cadastrados;
  • Clique em Resultado;
  • Para finalizar, clique em Participar da Lista de Espera.

Após sua manifestação de interesse em participar da lista de espera do SISU 2020, uma mensagem de confirmação será emitida pela plataforma.

Gostou do nosso artigo sobre a Lista de Espera Sisu 2020? Esperamos que sim! Mas caso tenha restado dúvidas, deixe o seu comentário abaixo para que possamos te responder o mais breve possível!

Deixe um comentário