NOTA DE CORTE SISU 2020 – Como Funciona, Simulador, Cálculo

O Sistema de Seleção Unificada é um programa desenvolvido pelo Governo Federal juntamente pelo Ministério da Educação (MEC). O Programa, através da nota de corte SISU 2020, tem como objetivo selecionar estudantes para as faculdades públicas, utilizando a nota do Enem como a única etapa do vestibular.

O resultado do SISU é fornecido por meio do portal do Programa, desta forma, fique atento a todas as informações ditas no site, pois, qualquer data que você deixe passar, poderá ser crucial para conseguir ingressar-se em uma das Universidades.

Vamos falar um pouco mais sobre o resultado e nota de corte do SISU 2020, o que ela significa e como você pode monitorar toda a situação para que consiga então o ingresso no curso de sua preferência. Acompanhe!

Nota de Corte SISU 2020

A nota de corte SISU 2020 é motivo de muita apreensão e não é para menos, já que esse é o fator de seleção mais utilizado para o ingresso nas universidades, o que pode definir o futuro de muitas pessoas.

Nota de Corte SISU 2020

Por isso, todas as pessoas que se inscrevem no Enem, e fazem o cadastro no SISU, devem acompanhar constantemente a divulgação da nota de corte, normalmente são divulgadas dias antes da inscrição do Sisu 2020.

É importante destacar alguns detalhes para Sisu 2020:

  • São 5 dias para realizar a sua inscrição
  • Podem ser escolhidas duas opções de cursos
  • A prioridade de ingresso será sempre do primeiro curso escolhido

No decorrer das inscrições o próprio sistema vai mostrando a nota de corte SISU 2020 de acordo com o curso e instituição, sendo atualizada uma vez por dia. Isso define a sua posição frente ao número de vagas que você está concorrendo.

Como Funciona a Nota de Corte

Como já foi dito, a nota de corte SISU 2020 serve para controlar o ingresso de candidatos aos cursos selecionados. Essa nota funciona como pontuação mínima para ser aprovado em um curso de determinada universidade.

Cada curso possui um número de vagas disponíveis, que são divididas por cotas para:

  • Afrodescendentes
  • Indígenas
  • Deficientes
  • Ampla concorrência.

Vale lembrar que os casos de cotas precisam ser provados posteriormente.

Por isso, considerando que são milhares de inscrições, é preciso de algo que vá controlando quem está sendo ou não selecionado, já que o processo é totalmente eletrônico, feito pela internet.

A nota de corte Sisu 2020 pega a última nota selecionada para o ingresso na sua modalidade. Ou seja, se você optou por ampla concorrência e a nota de corte é 500 pontos, significa que o último selecionado para o curso possui essa nota.

Nesse cenário, a sua nota, para o ingresso precisa ser maior do que 500 pontos. Qualquer nota abaixo disso está automaticamente desclassificado, possuindo somente a possibilidade a partir das outras chamadas para matrícula.

Simulador da Nota de Corte SISU 2020

Agora que você já sabe o que é a nota de corte do SISU certamente você quer saber como calcular a sua média, já que ela varia dentre os cursos, pois cada um privilegia algum ou outro ponto da prova que foi realizada.

Considerando que o resultado é variável, ou seja, a nota de corte SISU 2020 é atualizada todos os dias, é necessário que você consiga se preparar e portanto, ter um tipo programa que possa avaliar suas reais chances.

O SISU MEC disponibiliza um simulador SISU online para que os candidatos façam o cálculo da sua nota de acordo com o curso. Confira abaixo como usar:

Nota de Corte SISU 2020

Passo 01: Primeiramente acesse o site http://portalbi.mec.gov.br/portal-bi/relatorios/simulador_sisu/painel_direto.php


Passo 02: Informe as notas das disciplinas mais a redação que foi disponibilizada no resultado do Enem


Passo 03: Você agora deverá marcar uma das opções “ampla concorrência” ou “lei de cotas” para que o simulado faça o cálculo correto


Passo 04: Por fim selecione o turno, região e curso. Ao lado será mostrada todas as opções de universidades com a nota de corte Sisu 2020


Existem muitos programas online que podem fazer isso, que levam em conta o aumento médio que já houve em edições anteriores e então traçam a possibilidade de ingresso com a sua média calculada.

Isso é interessante porque você pode mudar o curso, optando por outro que tenha mais chances de passar, do que somente ficar insistindo em outro curso que possui uma maior nota de corte e com possibilidade de aumentar.

Resultado SISU 2020

Como já foi dito, as inscrições do SISU duram em torno de 5 a 6 dias e o resultado vem logo depois desse prazo. É importante ficar atento aos prazos, pois quando saem os resultados é preciso ir à universidade para realizar a inscrição caso seja aprovado.

Aprenda abaixo como consultar o resultado:

Nota de Corte SISU 2020
  • Acesse o site http://sisualuno.mec.gov.br/;
  • Você direcionado(a) para página de login;
  • Com os dados de acesso do Enem, faça o login;
  • Clique em “Resultado”;
  • Por fim irá aparecer uma tela mostrando se você foi aprovado(a) ou ficou para as outras chamadas através da lista de espera Sisu 2020.

São 5 chamadas regulares, e elas são feitas conforme o preenchimento completo das vagas, os outros candidatos que estão na fila vão sendo aos poucos em chamadas seguintes até que cumpram com todas as vagas disponibilizadas.

Pode acontecer também dessas vagas não serem ocupadas, apesar de ser algo muito difícil. Nesse cenário elas ficam à disposição da instituição que geralmente oferecem para quem quer fazer transferências internas.

É importante lembrar que além da nota de corte SISU 2020 é fundamental para que você saiba qual será a pontuação mínimo para ingressar no curso da sua preferência. Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi dito acima deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível.

Deixe um comentário