O QUE É O SISU 2020 – Inscrições, Nota de Corte, Resultado

Logo após o resultado do Enem, os alunos já pensam no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2020, pois é através desse Sistema que os estudantes conseguem ingressar em Universidades Públicas a partir da participação no Enem. Porém ainda existem muitos candidatos que não sabem o que é o SISU 2020 ou não entendem o funcionamento do programa.

O Sisu é gerenciado pelo Ministério da Educação, o MEC, pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever no Sisu é necessário ter realizado o Enem, só assim é possível concorrer a uma vaga no curso e na universidade desejada.

Quer saber de verdade o que é o Sisu 2020? Então você deve ler nosso artigo até o fim, pois aqui vai poder conferir como o Sisu funciona, o passo a passo da inscrição, nota de corte, além de outras informações. Saiba agora!

O que é Sisu 2020?

O Sistema de Seleção Unificada mais conhecido como Sisu, é um programa do MEC que disponibiliza as mais diversas vagas, nas Universidades Federais e Estaduais do Brasil. O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição, geralmente realizada no mês de janeiro.

O que é Sisu 2020

Inscrições: Ao efetuar a inscrição, o candidato precisa decidir, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu 2020. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

No momento em que as inscrições ficam disponíveis, o participante pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final desta etapa, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.


Nota de Corte: Para organizar e listar a ordem dos candidatos aprovados, o Ministério da Educação criou um importante critério, que é a Nota de Corte do Sisu. Para explicar melhor, a nota de corte nada mais é do que a pontuação mínima exigida pela instituição para o determinado curso.

Quanto maior a concorrência desse curso em tal universidade, maior será a nota de corte. Por isso é importante ter uma nota alta no Enem, para se classificar numa posição confortável, acima da nota de corte Sisu 2020.


Resultado: Dias após a finalização da inscrição é divulgado o resultado Sisu 2020 através do site Sisu Aluno. Através do resultado o candidato irá saber se ele foi qualificado a obter a vaga desejada, mas caso não tenha conseguido terá outra oportunidade por meio da lista de espera.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.


Lista de Espera: Os candidatos que não convocados na primeira chamada regular do Sisu terão oportunidade de ser convocado novamente ao se inscrever na lista de espera do Sisu 2020. Essa lista funciona como um tipo cadastro reserva para suprir as vagas dos candidatos que não efetuaram sua matrícula ou não esteve de acordo com as regras do programa.


Chamadas: O Sisu só faz diversas chamadas para matrículas, elas são realizadas até que o número de vagas seja concluída. Os candidatos que ficaram na lista de espera irão ocupar vagas de outros aprovados que não compareceram a chamada ou descumpriu algum critério.

Os candidatos terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga. Isso significa que é preciso ficar bem atento à chamada, que é divulgada no site Sisu, para não perder essa grande oportunidade.

Inscrições Sisu 2020

Para fazer a inscrição para o SISU 2020 é preciso ter participado do Enem, além disso, ter tido nota maior do que zero na redação. Somente atendendo a esses pré requisitos é possível concorrer a uma vaga Sisu.

É importante citar que algumas instituições adotam notas mínimas ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, na hora da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

A inscrição no Sisu deve ser feita, necessariamente, com o número de inscrição e a senha do Enem. Abaixo, trazemos informações detalhadas para te auxiliar no momento da inscrição. Veja!

O que é o SISU 2020

Passo 1: Para começar acesse o site http://sisu.mec.gov.br/, lá você deverá informar alguns dados como número da inscrição e a senha do Enem. Preenchendo essas informações a página irá carregar e lhe direcionar para que você possa confirmar alguns dados para o Sisu;


Passo 2: Depois de ter feito a etapa 1, site abrirá para a inscrição do Sisu 2020, onde você poderá optar por duas opções de curso. Clicando em “fazer inscrição” será possível pesquisar as vagas conforme o nome da instituição, nome do curso e o município, depois disso é só clicar em “confirmar a minha inscrição”;


Passo 3: Para a segunda opção, o procedimento é o mesmo. Você deverá pesquisar a vaga e clicar em “confirmar a minha inscrição”. Ao clicar no curso, você poderá ver a quantidade de vagas e as modalidades disponíveis;


Passo 4: Para finalizar, confira seus dados e fique atento às notas de corte que sempre são divulgadas no sistema.


Ao finalizar sua inscrição, o sistema permite que você imprima seu comprovante.

Nota de Corte Sisu 2020

A nota de corte Sisu é a referência que o aluno tem se os pontos que ele alcançou no Enem são suficientes ou não para ingressar em uma determinada vaga de sua preferência.

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte é informada pelo sistema durante o período de inscrição.

O SISU MEC disponibiliza no seu site uma página para que seja possível simular a nota de corte:

O que é Sisu 2020
  • Acesse http://portalbi.mec.gov.br/portal-bi/relatorios/simulador_sisu/painel_direto.php;
  • Selecione Ampla Concorrência ou Lei de Cotas;
  • Em seguida o turno e região;
  • Por fim selecione o curso e ao lado irá aparecer todas as informações.

É muito importante que o aluno analise o desempenho dele e consulte, todos os dias, o site Sisu, pois dessa forma será possível ver a classificação parcial e ter maior noção se irá passar ou não na vaga escolhida.

Resultado SISU 2020

Para saber se o candidato foi aprovado no curso que ele selecionou no momento da inscrição, é necessário consultar o resultado do Sisu 2020. O mesmo é divulgado alguns dias depois do encerramento das inscrições no site do Sisu Aluno 2020.

Aprenda abaixo como realizar o login e ver o Sisu resultado:

O que é o SISU 2020
  • Entre no site e faça o login http://sisualuno.mec.gov.br/;
  • Tenha em mãos o número de inscrição do Enem e senha;
  • Vá para a página do Resultado.

Se o candidato foi aprovado, o próximo passo é dirigir-se a instituição escolhida no processo de seleção e realizar a matrícula. Já para aqueles que não foram aprovados existe a Lista de Espera, para participar bastar que o candidato clique em “Participar da Lista de Espera” e acompanhar as chamadas.

Depois de saber o que é o SISU 2020, não esqueça de deixar um comentário falando o que achou do conteúdo acima. Esperamos todas as informações tenham sido úteis. Boa sorte!

Deixe um comentário