Segunda Chamada SISU 2020 – Inscrição, Lista de Espera, Resultado

A segunda chamada SISU 2020, é feita logo depois da primeira chamada, ou seja, do resultado oficial que é divulgado logo depois do período de inscrição. A segunda chamada é uma nova oportunidade para todos os candidatos que realizaram que buscam uma vaga no ensino superior.

Como você já sabe a Segunda Chamada SISU 2020 é uma etapa muito importante, pois por meio dela, é disponibilizada oportunidades para os candidatos que não conseguiram ingressa-se em uma universidade através da regular do SISU.

A seguir, você verá todas as informações sobre as inscrições para a segunda chamada SISU 2020 e como você pode participar, esperando a oportunidade de ser selecionado e então poder iniciar o curso que você escolheu.

Segunda Chamada SISU 2020

A segunda chamada SISU 2020 muitas vezes nem é esperada pelos candidatos que fazem a opção por algum curso, e por vezes acabam perdendo uma oportunidade para que consigam entrar na universidade.

Para realizar a inscrição na segunda chamada do Sisu 2020, é preciso:

Segunda Chamada SISU 2020
  • Acessar o site http://sisualuno.mec.gov.br/;
  • Faça o login com os dados de acesso do Enem;
  • Siga para o resultado da chamada regular;
  • Por fim, clique em Participar da Lista de Espera.

O SISU 2020 é composto por um período de inscrições que duram 5 dias, e depois pelas chamadas regulares que são 5 no total. Conforme as vagas não forem ocupadas, outras chamadas são realizadas até que as vagas sejam totalmente preenchidas.

Tendo alguma vaga não sendo preenchida ao final das 5 chamadas, ela fica à disposição da instituição que vai oferecer para o público interno que deseja fazer algum tipo de transferência interna.

Quem pode participar da Segunda Chamada?

Tendo em vista o que dissemos, é importante saber quem pode participar da segunda chamada do SISU 2020 para que em seguida possa se candidatar e continuar concorrendo a uma vaga no ensino superior, seja numa universidade federal ou estadual.

Para estar apto a participar da segunda chamada SISU 2020, é necessário:

  • Ter realizado o Enem;
  • Não ter sido eliminado na chamada regular do Sisu;
  • Se inscrever na lista de espera.

O sistema da lista de espera SISU 2020 é automático. Conforme você se inscreve, será mostrada uma colocação de acordo com sua média, e de acordo também com o curso escolhido, que vai possuir uma nota de corte atribuída.

Porém, é importante estar atento ao calendário, pois é ele quem vai determinar quais serão as datas para apresentação de documentos e matrículas, para que somente depois o Sistema de Seleção Unificada selecione quem está na lista de espera.

Lista de Espera SISU 2020

Segunda Chamada SISU 2020

Participar da lista de espera e concorrer a convocação na segunda chamada é muito simples, você deve seguir todo o protocolo de inscrição do SISU 2020, seguindo os prazos e também as opções de cursos que foram selecionados nessa etapa.

Ao todo você pode optar por duas modalidades de cursos em qualquer instituição. Caso for selecionado nas duas, a prioritária será sempre a primeira.

A seleção dos candidatos para as vagas em questão é feita a partir da nota de corte SISU 2020, que possui um tipo de controle para delimitar quais serão os convocados para a próxima fase. Caso sejam aprovados devem apresentar documentos e fazer a matrícula na instituição selecionada no momento da inscrição.

O candidato que porventura não cumpra com os requisitos para a vaga (comprovação de documentos) ou simplesmente não realizar a matrícula propriamente dita no prazo será excluído, abrindo as vagas para os candidatos em espera.

Resultado Segunda Chamada SISU 2020

O resultado da segunda chamada funciona da mesma forma que a chamada regular, assim que o resultado for consultado será mostrado se você foi aprovado ou não.

Se após a divulgação do resultado você for selecionado para a segunda chamada e não cumprir com os requisitos e prazos, outro processo de chamada será aberto e você estará automaticamente eliminado, já que não compareceu na data prevista.

Confira abaixo como acessar o resultado da segunda chamada do Sisu 2020:

Segunda Chamada SISU 2020
  • Acesse o Sisu Aluno pelo link http://sisualuno.mec.gov.br/;
  • Insira o número do inscrição do ENEM e Senha;
  • Faça o login e siga para a página de resultado.

A segunda chamada SISU 2020 é muito importante para dar a oportunidade para pessoas que possuem a nota suficiente para o ingresso e podem então ocupar a vaga de outras pessoas, por diversos motivos, não ocuparam.

Mas para que isso seja possível, é preciso estar atento aos prazos, para que você consiga reservar a sua vaga e então possa ingressar no curso que tanto quis. Caso tenha alguma dúvida sobre a segunda chamada Sisu 2020 deixe o seu comentário agora mesmo, para que possamos lhe responder o mais breve possível.

Deixe um comentário