SIMULADOR SISU 2020 – Como Usar, Baixar, Simular Nota de Corte

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio e que desejam ter uma noção de qual nota precisa obter para se inscrever em um determinado curso do Sistema de Seleção Unificada, já podem utilizar o Simulador Sisu 2020.

Esta ferramenta foi lançada recentemente, sendo de grande ajuda para todos os estudantes brasileiros interessados em concorrer à uma bolsa de estudos concedida pelo programa, principalmente para os que tinham dúvida sobre como calcular a média de notas obtida no Enem.

E se você deseja entender melhor como funciona o Simulador Sisu 2020, saiba que este artigo será perfeito. Continue acompanhando o conteúdo a seguir e não deixe que nenhuma informação importante passe despercebida. Vamos lá!

Simulador SISU 2020

O Simulador Sisu é uma ferramenta lançada pelo Ministério da Educação (MEC), que permite que os estudantes tenham uma base de quanto precisa tirar na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em um determinado curso disponibilizado pelo Sistema de Seleção Unificada.

Simulador SISU 2020

Este simulador faz um comparativo com todas as edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio, desde 2010 até 2019, mostrando a menor nota de ingresso em uma determinada graduação, por Universidade e edição do Sisu 2020.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo é sempre manter esta ferramenta atualizada, com os dados da última edição do Sisu e disponível para acesso durante todo o ano. Deste modo, os estudantes são motivados a melhorarem seu desempenho no Enem para obter uma melhor nota e conseguir ingressar no curso desejado.

O Simulador do Sistema de Seleção Unificada foi desenvolvido pela equipe de Business Intelligence da Secretaria Executiva do MEC.

Como usar o Simulador SISU 2020

Depois de saber como funciona exatamente o simulador do Sisu, é natural que alguns estudantes que ainda não conhecem a ferramenta, despertem o interesse em saber como utilizá-lo. E foi visando ajudar estes jovens, que elaboramos este tópico.

Aprenda a seguir:

Simulador SISU 2020

Passo 01 – Abaixo deixaremos disponível o link, para os alunos interessados: http://portalbi.mec.gov.br/portal-bi/relatorios/simulador_sisu/painel_direto.php


Passo 02 – Ao acessar a página do Simulador Sisu, o candidato informa suas notas obtidas em qualquer edição do Enem, preenchendo-as separadamente com a pontuação nas disciplinas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e a Redação.


Passo 03 – Após isto, o estudante marca a opção “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se preferir, usa os filtros disponíveis.


Caso o candidato ainda deseje realizar uma simulação mais específica, o mesmo ainda poderá selecionar algumas das modalidades de concorrência, como a região, a unidade da faculdade de sua preferência, além do curso e turno que preferir.

Como Baixar o Simulador SISU 2020

Todos os processos do Simulador Sisu 2020 podem ser realizados através da plataforma online disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC), além disso, o site ainda disponibiliza a opção de download da ferramenta, para quem quiser baixá-la em sua máquina.

Abaixo ensinaremos como você pode estar realizando este download do aplicativo Simulador Sisu 2020. É um procedimento muito simples e pode ser realizado em poucos minutos.

Antes de começarmos, é interessante ressaltar que o aluno precisará baixo, primeiramente, o Microsoft Power BI Desktop, este que permitirá que o Simulador Sisu seja executado após o download.

Além disso, com ele você poderá explorar visualmente seus dados através de uma tela do tipo “arrastar e soltar” com formato livre, disponibilizando uma ampla variedade de visualização de dados modernos e uma experiência de criação de relatório simples de ser utilizada.

Segue abaixo o link para download:

Simulador SISU 2020
  • https://powerbi.microsoft.com/pt-br/downloads/

Feito isto, podemos prosseguir para o download do Simulador do Sistema de Seleção Unificada. Acompanhe os passos mostrados a seguir:

Simulador SISU 2020
  • Acesse: http://portalbi.mec.gov.br/portal-bi/relatorios/simulador_sisu/passado.php;
  • Clique em “DOWNLOAD”;
  • Vá até a pasta em que o arquivo está e execute-o.

Pronto! Seguindo os passos acima, você termina de baixar o Simulador Sisu em poucos minutos. Lembre-se: para abrir o download do programa, utilize a versão gratuita do Microsoft Power Bi (desktop).

Nota de Corte

Outra questão que muitos candidatos do Enem tem dúvidas, é a respeito da nota de corte Sisu, esta que é um ponto essencial para que as instituições do programa possam selecionar os alunos que se inscreveram.

A nota de corte, nada mais é a menor nota que o estudante precisa ter tirado nas provas do Enem para ficar entre os candidatos potencialmente selecionados. Durante o período de inscrição Sisu 2020, ela é calculada uma vez por dia para cada curso, de acordo com número de vagas disponíveis e no total de alunos inscritos em um determinado curso, por modalidade de concorrência.

Lembrando que, a nota de corte Sisu 2020 é apenas uma referência para ajudar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não garantindo que o mesmo será selecionado para a vaga ofertada. O sistema não realiza o cálculo em tempo real e esta nota pode ser modificada de acordo com a pontuação dos inscritos.


Depois de ter acompanhado estas interessantes informações relacionadas ao Simulador Sisu 2020, esperamos que você tenha compreendido como funciona a ferramenta e consiga utilizá-la sem maiores dificuldades.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário abaixo. Obrigado e boa sorte!

Deixe um comentário