SISU ALUNO 2020 (sisu aluno mec gov br) – Inscrições, Cursos, Login

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que já consultaram o resultado obtido nas provas, deverão se atentar à página do Sisu Aluno 2020 para realizar a inscrição e concorrer a uma bolsa de estudos nas opções de cursos disponibilizados pelo programa.

Estamos falando da plataforma online do Sistema de Seleção Unificada, este que é um programa educacional administrado pelo Ministério da Educação (MEC) e que beneficia milhões de jovens em todo o território nacional. E se você deseja conhecer mais sobre o programa, saiba que veio ao conteúdo certo.

Elaboramos este conteúdo com o objetivo de melhor informar os candidatos  do Enem a respeito do site do Sisu Aluno e seus serviços. Portanto, continue a leitura a seguir e não deixe que nenhuma dica interessante passe despercebida. Vamos lá!

SISU Aluno 2020

Para quem ainda não entendeu, o Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2020 – é um sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), onde por meio dele, as instituições públicas de educação superior concedem vagas de cursos para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio.

SISU Aluno 2020

Na página do Sisu Aluno, estes estudantes que fizeram a prova do Enem, conseguem ter acesso à diversos serviços, como:

  • Realização da inscrição;
  • Consulta do boletim;
  • Lista de Espera;
  • Nota de Corte;
  • E conhecer ainda mais o programa.

Além disso, ainda na página inicial do site do Sistema de Seleção Unificada, é possível consultar o cronograma completo das etapas do Sisu. O estudante também tem acesso à notícias divulgadas em primeira mão para qualquer novidade que ocorrer com no programa.

Para acessar a sua página do Sisu aluno 2020 é muito simples: basta informar os mesmos dados utilizados para realizar o login na plataforma online do Inep Enem.

Entenda melhor com o guia abaixo:

SISU Aluno 2020
  • Acesse: http://sisualuno.mec.gov.br/;
  • Informe o seu número de inscrição Enem e senha;
  • Marque a opção “Não sou um robô”;
  • Clique em “Entrar no Sisu”.

Pronto! Seguindo estes passos mencionados acima, será possível entrar no seu Sisu Aluno e conferir todas as informações relacionadas ao seu desempenho no processo de seleção.

Inscrições Sisu 2020

Apesar do Sistema de Seleção Unificada ter um grande número de estudantes cadastrados, ainda existem aqueles que não sabem como realizar a sua inscrição Sisu 2020. E se você é uma destas pessoas, saiba que este tópico será perfeito para te ajudar.

Antes de começarmos o passo a passo, é preciso entender que, só podem se inscrever programa os estudantes que fizeram a prova do Enem 2019 e tenham obtido uma nota acima de zero na redação. Os que participaram de edições anteriores também poderão se inscrever, contanto que tenham feito o Enem 2019.

É interessante lembrar também que, algumas instituições adotam notas mínimas ou médias mínimas para as inscrições em determinados cursos, ou seja, se no momento da inscrição a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema o informará.

E depois de consultar o cronograma do Sisu e verificar que o período de inscrição está disponível, basta acompanhar o guia abaixo para entender como se inscrevendo em poucos minutos. Vamos lá:

SISU Aluno 2020

Passo 01. A primeira etapa a se fazer, é acessar o site do Sisu -http://sisualuno.mec.gov.br/ – e realizar seu login.


Passo 02. Na tela “Minha Inscrição” você poderá escolher até duas opções de cursos. Basta clicar em “Fazer inscrição na 1º opção”. Lembre-se de ficar acompanhando todo o processo.


Passo 03. Agora será a etapa de “Pesquisa de Vagas”. Você poderá procurá-las pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. Após encontrar uma opção, clique na mesma para conhecer os detalhes do curso e a disponibilidade vagas.

Caso queira concorrer a ela, clique em “Escolher esta modalidade” para continuar.


Passo 04. Confirme os dados do curso que você escolheu para concorrer no Sisu. Consulte a documentação exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja convocado, e clique em “Confirmar minha inscrição”.


Pronto, você concluiu a sua inscrição! Na tela “Minha inscrição” você poderá acompanhar todo o processo de seleção, além de poder alterar a opção de curso escolhido enquanto o período de inscrições estiver aberta. Só sera considerada a última alteração feita.

Opções de Curso Sisu Aluno

SISU Aluno 2020

As notas de corte dos cursos Sisu e sua classificação parcial serão publicadas diariamente, cabendo aos candidatos acompanhá-las e conferir o resultado da chamada regular na data informada no cronograma. E como vimos, são disponibilizadas duas opções para que os alunos possam estar se inscrevendo e concorrendo.

O Sistema de Seleção Unificada conta com uma plataforma completamente automatizada, onde os candidatos podem selecionar as opções de cursos desejadas de acordo com o município, nome da instituição ou nome do curso.

O processo de inscrição para as duas opções de cursos do Sisu são basicamente os mesmos. Basta seguir os passos ensinados no tópico anterior e seguir acompanhando toda a etapa de seleção até o dia do resultado. Caso o estudante não seja convocado na chamada regular, não precisa se desapontar, pois o programa também realiza outras chamadas, além da lista de espera SISU 2020.


Depois de ter consultado estas valiosas informações relacionadas a plataforma online do Sisu Aluno 2020, esperamos que você consiga se inscrever e acompanhar todo o processo de seleção do programa sem encontrar maiores problemas.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe-a em um comentário abaixo. Obrigado e boa sorte!

Deixe um comentário