SISU MEC 2020 – Saiba o que é, Inscrição, Site, Resultado

A grande maioria dos estudantes que participaram ou ainda vão participar do do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizam a prova com um único objetivo: conseguir ingressar em uma instituição de ensino superior de qualidade por meio de programas educacionais muito famosos. São eles, o Fies, Prouni e o mais concorrido de todos, o Sisu MEC 2020.

O Ministério da Educação (MEC) é o grande responsável por administrar estes programas, beneficiando milhões de jovens estudantes ao redor do Brasil. E se você deseja conhecer melhor o Sistema de Seleção Unificada, saiba que este artigo será de grande ajuda!

Elaboram o conteúdo a seguir com o objetivo de melhor informar os estudantes a respeito do Sisu MEC. Portanto, continue acompanhando as informações abaixo e não deixe que nenhuma dica importante passe despercebida. Vamos lá!

O que é Sisu MEC 2020?

Para aqueles que ainda não conhecem, Sisu é a sigla dada para Sistema de Seleção Unificada, este que é um programa educacional gerenciado pelo Ministério da Educação, por isto a sigla Sisu MEC. Através dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas de curso para os estudantes que fizeram o Enem.

Sisu MEC 2020

O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada conta com uma única etapa de inscrição do Sisu 2020, o candidato precisa selecionar, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas concedidas pelas instituições participantes do programa.

O estudante também deverá definir se quer concorrer à vagas de ampla concorrência, disponibilizadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de Agosto de 2012 (lei de cotas), esta que foi modificada pela Lei nº 13.409, de 28 de Dezembro de 2016, ou se deseja concorrer às vagas direcionadas às demais políticas afirmativas da instituição.

Todos os procedimentos devem ser realizados através da plataforma online do programa, cabendo aos candidatos acessá-las para conhecer mais informações e esclarecer algumas dúvidas.

Site do SISU MEC

Sisu MEC 2020

O Sistema de Seleção Unificada conta com um site totalmente informativo e fácil de ser utilizado. Acessando o sisu.mec.gov.br é possível conferir o cronograma do Sisu, realizar a inscrição, conferir o resultado e se informar melhor a respeito do funcionamento do programa.

Abaixo ensinaremos como estar acessando o site oficial do Sisu MEC, sem encontrar maiores dificuldades. O procedimento pode ser realizado de duas maneiras diferentes e estas você pode conferir no passo a passo a seguir:

Pelo Navegador

Sisu MEC 2020
  • Em seu computador, abra um navegador de sua preferência;
  • Na barra de endereços digite sisu.mec.gov.br;
  • Pressione a tecla “Enter” e aguarde a página carregar.

Pelo Google

Sisu MEC 2020
  • Em seu computador, abra um navegador de sua preferência;
  • Acesse maior site de buscas do mundo – Google.com;
  • Na barra de pesquisa, digite “site sisu” e clique em “Pesquisar”;
  • Clique no primeiro link que aparecer em sua tela;
  • Certifique-se de que é o www.sisu.mec.gov.br.

Pronto! Com os passos acima, você consegue acessar rapidamente o site do Sisu MEC 2020. Caso tenha participado da última edição do Enem e o resultado foi divulgado, você poderá estar acessando a sua página do Sisu Aluno para se inscrever. Caso não saiba como fazer isto, basta acompanhar o tópico abaixo.

Inscrição Sisu MEC 2020

Se inscrever no Sisu 2020 é o desejo de todos os candidatos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no entanto, muitos deles têm dúvidas sobre como estar realizando este procedimento. Portanto, se você é um destes estudantes, saiba que este tópico te ajudará bastante neste quesito.

No entanto, antes de se inscrever é preciso entender que, só podem realizar a inscrição Sisu 2020, os alunos que fizeram o último Enem e tenham obtido uma nota acima de zero na redação. É interessante lembrar também, que algumas instituições definem uma nota mínima para os candidatos que possam se inscrever em um determinado curso.

Sabendo disto, consulte, no cronograma do Sistema de Seleção Unificada, se o período de inscrições está disponível.

Caso esteja, siga os passos ensinados abaixo para saber como se inscrever no Sisu 2020. Vamos lá:

Sisu MEC 2020

Passo 01. Acesse o site do http://sisualuno.mec.gov.br/ e faça seu login com os dados do Enem.


Passo 02. Na tela “Minha inscrição”, você poderá escolher até duas opções de curso. Para começar, clique em “Fazer inscrição 1ª opção”.


Passo 03. Na etapa de Pesquisa de vagas, você poderá buscar por uma opção de acordo com o nome do município, nome da instituição ou nome do curso.


Passo 04. Ao encontra o curso desejado, clique no mesmo e verifique a quantidade de vagas e modalidades disponíveis. Caso tenha certeza de sua escolha, clique em “Escolher este curso” para prosseguir.


Passo 05. Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso selecionado, escolha uma das opções que quer correr e, em seguida, clique em “Escolher essa modalidade” para continuar.


Passo 06. Por fim, confirme os dados do curso que você selecionou para começar a concorrer no Sisu. Verifique a documentação exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja chamado, e clique em “Confirmar minha inscrição”.


Pronto! Na tela “Minha inscrição” será possível acompanhar todas as informações relacionadas a sua inscrição. Você poderá modificar suas opções de curso enquanto o período de inscrições estiver disponível, pois só será confirmada a última opção escolhida.

Resultado Sisu MEC 2020

O resultado Sisu 2020 é o momento mais aguardado pelos candidatos que realizaram a inscrição no programa, afinal, ele quem definirá se o estudante foi contemplado para opção de curso escolhida.

Ele pode ser consultado por meio do Boletim do Candidato, este que pode ser acessado por meio da:

Sisu MEC 2020
  • Página do Sisu;
  • Nas instituições participantes, ou;
  • Na Central de Atendimento do(MEC) – 0800-616161.

Os estudantes que estão concorrendo no Sistema de Seleção Unificada poderão consultar a data de divulgação do resultado por meio do cronograma informado no site. Já o candidato que foi convocado pelo Sisu precisará conferir, junto à instituição de ensino superior em que foi selecionado, o local, o horário e os procedimentos de matrícula.

É importante lembrar que, existe um prazo definido para os alunos estarem se matriculando, e ele consta também no cronograma.

Depois de conhecer melhor o Sisu MEC 2020, esperamos que você consiga se inscrever no programa e consultar o resultado do mesmo, sem encontrar maiores dificuldades. Mas, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Obrigado e boa sorte!

Deixe um comentário